segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Um dos melhores



Em 1988, o Chevette SE com motor 1.6/S a álcool pode ser considerado o melhor Chevette que existiu. Isso graças a potência do propulsor 1.6/S a álcool (88 Cv), que, ao nível do mar, é capaz de chegar a 175 Km/h no velocímetro, com uma aceleração de 0 a 100 em 13.5s; também o acabamento geral daquela versão era ótimo, e seu nível de ruído médio* era de apenas 66,3 decibéis.
Se Você tem um Chevette que não é o SE, você poderá reduzir drasticamente o nível de ruído do seu seguindo alguns conselhos:
Veja o estado do seu motor, principalmente do cabeçote . Após aproximadamente 150.000 Km rodados, o cabeçote do Chevette começa a apresentar um ruído semelhante a uma matraca, este ruído é causado pelo acionamento do eixo comando de válvulas ou pelas válvulas dentro da câmara de combustão. Para saber se seu motor apresenta este ruído, em um lugar silencioso, sem anteparos laterais ( como uma parede) ao motor, feche os vidros e fique em total silêncio; se com o motor em marcha lenta você escuta algo semelhante a uma máquina de costura trabalhando, está na hora de uma revisão no seu cabeçote. Observe também os rolamentos do alternador a bomba d'agua e as correias.
Examine o estado do câmbio e do diferencial .
Verifique a suspensão dianteira e traseira . Verifique as buchas da suspensão dianteira e traseira, observe, principalmente, a bucha da barra panhard os amortecedores e a altura do carro em relação ao solo (lembre-se o Chevette já é rebaixado de fábrica{experimente rodas aro 14 ou 15 com pneus de perfil baixo e verá a beleza}). Se, ao rodar por ruas de calçamento, seu volante parece estar solto, leve o carro na oficina e peça ao mecânico a substituição de um par de buchas da caixa de direção.
Isolamento acústico . Os Chevettes, em suas versões básicas saiam com uma baixa quantidade de revestimentos acústicos (SL, L, e principalmente o Júnior). Se o seu Chevette não é um destes, apenas verifique se os materiais impregnados estão bem colados ou se estão duros (impregnados de sujeira). Para tornar silencioso:
Retire os bancos, os consoles, e o carpete,
Você verá um revestimento amarelado cobrindo o túnel. Este revestimento é uma cobertura de sisal, que impede que o calor da transmissão afete o habitáculo. Tome cuidado para não rasgá-lo.
Dependendo do ano do carro, você verá uma cobertura de sisal também no assoalho dianteiro, isso não é o ideal, mas sim que esta cobertura seja de material fonoacústico.
Colada no carpete atrás dos pára-lamas dianteiros, você encontrará uma capa grossa de revestimento termoacústico, mas, só esta não será suficiente como veremos pois no interior da parede de fogo (atrás do painel de instrumentos até o assoalho) você não encontra outros materiais acústicos.
Dentro do cofre do motor, nas versões básicas, não se tem materiais acústicos colados á parede de fogo nem sob o capô.
O material a ser utilizado é:
Sisal fino de 2 a 2,5 cm;
Toroflex de 1,5cm ou Dinamatch ( excelente para o interior);
Para uma redução incrível uma massa chamada (Toromastic);
Espuma de 0,5 ou 1,0 cm;
Cola de sapateiro e pincel para aplicação;
Desmonte às partes baixas do painel de instrumentos (onde está o botão das luzes, o console central onde fica o rádio e o porta luvas) isso facilitará seu trabalho. Recorte uma capa de dinamatch ou toroflex (use um molde de cartolina para facilitar) que cubra toda a parede de fogo no interior do carro e cole-o. Se quiser algo excepcional, um dia antes da colagem, aplique uma camada de aproximadamente 3mm de Toromastic na chapa dos pára-lamas ( evite aplicar atrás do pedal do acelerador), e um pouco sobre o túnel central (evite cubrir áreas onde peças são encaixadas, como o console que fica no câmbio).
Corte também outra capa para ficar nos assoalhos do motorista e passageiro( são diferentes), em baixo dos bancos e nos assoalhos traseiros, corte também uma parte para ficar abaixo do banco traseiro. Para um caso excepcional, recorte também uma capa para colar no fundo do porta malas. Mais uma vez aqui, se quiser radicalizar pode abusar da massa Toromastic, mas não faça camadas de mais de 3mm.
No interior das portas dianteiras (e traseiras se for 4p), será difícil colar camadas de Dinamatch ou Toroflex, por isso, se não estiverem impregnadas com óleos, passe o que puder de Toromastic.
Se o carro for duas portas, atrás dos painéis traseiros, você poderá colocar mais Toromastic e cobrir com uma camada de Dinamatch. Mas o interessante é que você cole uma capa de dynamatch na parte de trás do painel ( àquele que tem um apoio para o braço) pois este vibra muito em ruas de calçamento por exemplo.
Atrás do estepe, é um lugar aonde você pode colar uma grande capa de Dynamatch, se quiser pode colar também do outro lado do carro, pode, mas com certo prejuízo à estética.
Após este serviço, passemos ao cofre do motor, lá você encontrará dificuldades, se, originalmente seu carro não veio equipado com uma cobertura de toroflex de fábrica, mas, em baixo do capô do motor você poderá colocar uma camada de toroflex que reduzirá um pouco do ruído.
Após estas modificações você poderá enrolar os fios e cabos atrás do painel de instrumentos para evitar os chamados "grilos" além de colar um pouco de dynamach na base de trás desses painéis.
Caso queira, pode colar (se não o houver) uma camada de carpete no fundo do porta luvas para reduzir o son dos objetos transportados.
Se, as ruas por onde você roda com seu Chevette são de calçamento, ao montar o painel, você poderá impregnar os parafusos com um pouco de cola branca escolar (Tenaz) a fim de impedir que se afrouxem.
Um Chevette bem regulado e com estas modificações, pode ser tão silencioso quanto um carro novo ou, carro de luxo como Santana e Monza; o que o tornará muito mais confortável.

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