sábado, 27 de outubro de 2007

Problemas mais comuns no motor do carro, como entendê-los e saber diagnosticá-los



Problemas mais comuns no motor do carro, como entendê-los e saber diagnosticá-los.
SUPERAQUECIMENTOUma das principais causas de quebra de carros e causada pelo superaquecimento do motor. Todos os carros por esta razão possuem instrumentos para controle deste importante ponto fraco que qualquer motor de combustão interna tem (quer os refrigerados a água como os a ar).
Algumas das principais causas de superaquecimento podem ser:
Falta de água, ou problemas no arrefecimento do motor;
Lubrificação do motor ineficiente, excesso de atrito dos componentes internos;
Perda da água através de vazamentos na bomba d´água, juntas e mangueiras;
Queima da ventoinha de arrefecimento, quando elétrica, ou problemas com a correia, quando mecânica;
Trincas no bloco do motor, cabeçotes, etc.;
Falha da válvula termostática
Radiador entupido ou com excesso de sujeira;
Etc..
Assim, quando o ponteiro do medidor de temperatura do motor estiver próximo a marca vermelha, ou esteja com a luz espia acesa, é bom para o carro e verificar, os pontos acima descritos, e lembre-se, quando o motor está fervendo, adicionar ou jogar água fria pode fazer com que o motor trinque ou que os cabeçotes empenem, entre outras coisas. O ideal é esperar a temperatura baixar e depois atacar o problema da forma que for mais conveniente.
LUBRIFICAÇÃOA falta de lubrificação no motor é um grande fator de risco para a vida do próprio pois, as partes metálicas irão entrar em atrito e consequentemente, irão aquecer-se a ponto de fundirem-se.Os carros sempre possuem uma luz espia para indicar ao motorista que há algum problema de lubrificação, esta basicamente avisa que a pressão do óleo lubrificante está insuficiente, ou seja, há algo errado ocorrendo.O manômetro, é a peça que faz esta leitura de pressão do óleo com o auxílio do pressostato, a famosa cebolinha.
Os problemas mais comuns quanto a lubrificação são:
Filtro de óleo sujo, obstruído;
Óleo lubrificante vencido, ou de especificação diferente da recomendada pelo fabricante, ou ainda óleo contaminado (água, por exemplo);
Superaquecimento do motor;
Bomba de óleo desgastada;
Regulagem inadequada do motor (marcha-lenta muito baixa)
Lembre-se que quando a luz de pressão do óleo acender, o carro deve ser parado (em lugar seguro) o quanto antes e o motor desligado, pois há grande risco de fundir o motor caso haja falta de lubrificação.Quando se fala de lubrificação deve-se salientar também o consumo de óleo, pois a verificação periódica nunca deve ser esquecida e quando necessário, completar o nível ou fazer a troca total (de acordo com as condições do mesmo, ou tempo de uso).
Quando o consumo de óleo é exagerado, convém verificar alguns pontos:
Vazamento através de juntas, na tubulação de resfriamento, furos no cárter, ou qualquer outro indício óleo na parte externa do motor;
Desgaste nos anéis de vedação dos pistões;- Obstrução do respiro do motor;
Obstrução do filtro de ar;
Válvulas desreguladas ou com as sedes excessivamente gastas
Lembre-se que qualquer um destes problemas são passíveis de ocorrer num motor de combustão interna, portanto o melhor conselho é sempre manter atenção aos indícios que o motor dá antes que estes ocorram, como sons diferentes, perda de potência, consumo de água, óleo, etc.. Qualquer barulho anormal pode ser indício de problemas e nem todos os problemas são facilmente detectáveis, por isso use o bom senso, acredite nos instrumentos do painel e mantenha o veículo sempre revisado.
FONTE: http://www.carroantigo.com.br/

9 comentários:

Anônimo disse...

quando abri o motor do cheva encontrei chapinhs de aluminio dentro
qual o principal motivo disso ??
obrigado pela atençao!!!!

Anônimo disse...

tiro a vareta do oleo com o carro a trabalhar e acelero.. disseram ke tenho o motor com problema grave porque deita oleo fora quando acelero sem a vareta. Gostaria de saber se é verdade ou nao o mais rapido possivel..

Anônimo disse...

o meu chevette acende a luz do oleo em ponto morto so quando o motor esta quente!!ja foi trocada a bomba, filtro,interrupitor de tempeartura,oleo novo e ainda cende a luz. oque pode ser???salguem pode me ajudar ficarei grato email rricardo_bel@hotmail.com

Anônimo disse...

Meu carro é um renault Sandero ano 2010 e tem 8000km rodados. com menos de 1 ano ja foi 5 vezes a autorizada e o problema sempre o mesmo.
* dificuldade de pegar
* luzes acesas vermelhas no painel
* ruido no motor
Todas as vezes que foi para autorizada os diagnosticos nunca batião.
* problema no reservatorio de partida ar frio
*catalizador
*mangueira solta no ar condicionado
*E agora estão me acusando de colocar agua no motor do carro( segundo eles houve um fator externo)

andre disse...

ola e boa noite pra quem gosta de carro e quer seu posante em perfeitas condições fique atento a dois itens oleo é importante fazer as trocas sempre na data certa ou 500km antes
e a agua é importante fazer a manutenção do liquido do radiador assim como a limpeza do mesmo vlw

Anônimo disse...

Anônimo disse...
o meu chevette acende a luz do oleo em ponto morto so quando o motor esta quente!!ja foi trocada a bomba, filtro,interrupitor de tempeartura,oleo novo e ainda cende a luz. oque pode ser???salguem pode me ajudar ficarei grato email rricardo_bel@hotmail.com

Ricardo o problema do seu chevette é o sensor do óleo.

spoker disse...

tenho um citroen c3 2004 e começou a dar problema na temperatura levei a mecanica e não souberam me falar o que acontece pois ora o carro funciona a ventoinha normal e ora não funciona elevando a temperatura ao maximo por favor me de alguma sugestão ja troquei a valvula termostatica pois original e o carro as vezes da este problema

Ezequiel Constantino disse...

tenho um renaut clio 1.0 16v
e ele esta jogando agua no reservatorio ( eu escuto a agua sendo jogada no reservatorio) quando eu acelero o carro o que pode ser?
notei que a aguá esta baixando

Anônimo disse...

meu carro perdeu potência na hora de uma ultrapassagem,fui para o acostamento e desliguei ,depois tentei dar partida más não funcionou,,somente depois de esfriar ele funcionou, porém com muito barulho no motor,foi grave? se´r q comprometeu o motor do carro.?