quarta-feira, 23 de novembro de 2011

dicas


Boa tarde,
Vou postar neste tópico algumas dicas de como trabalhar com um Chevette, carro lançado pela GM em 1973 e por incrível que pareça ele se encontra na categoria Sedan (assim como o Fusca), este incrível carrinho teve as suas variações passando por Pickup (Chevy), Hatch (mesmo nome) e por Perua (Marajó) .
O Chevette e suas variações conheceram vários tipos de motores, 1.0, 1.4, 1.6, nos EUA o carro teve um motor 1.8 a Diesel e aqui no Brasil diversas adaptações fora utilizadas, passando desde o motor 1.8 / 2.0 do Monza, 2.0/2.2/2.4 do Vectra (Chevectra) até mesmo os motores 4CC e 6CC do Opala. Carro de tração traseira o Chevette é um dos poucos carros que podem ser utilizados para a prática de Manobras Especiais (drift e afins… que aliás o verdadeiro Drift é somente com carros de tração traseira). O carro já teve premiações importantes como melhor compra, melhor carro, carro do ano, já foi o carro mais vendido do Brasil…. passou por tantos prêmios que aposentou as chuteiras em 1993 (20 anos de produção), poucos carros passaram ou passarão por uma produção tão longa.
Vou começar o tópico falando sobre como alterar as rodas do Chevette.
Boa leitura….
No Chevette é recomendável rodas com aro nunca maior que 15” , pois acima disso o conforto émuito prejudicado, assim como a estabilidade e a economia. Como a suspensão não foi projetadapara rodas maiores que isso (e não resolve muito o caso a troca de molas e outros componentes,pois o problema é de dimensão da caixa de rodas, como em todos os carros), também sofre desgasteprecoce com rodas de grandes dimensões. Salvo os casos em que, por se usar pneus de perfil baixo(195/45 18, por exemplo), as rodas e pneus ficam nas dimensões de um roda de, no máximo, aro15” com pneus de perfil normal (185/60 15, por exemplo). Mesmo assim, seu uso deve-se restringir apenas a pisos muito bem pavimentados (o que é bem raro no Brasil), pois o risco de perder um pneu em um buraco é muito grande.
Quanto aos pneus, dê preferência para pneus de “primeira linha” (Firestone, Pirelli, Goodyear, Toyo, Michelin, etc) e, no caso do Chevette com roda aro 15 recomendo as medidas 185/55, 185/60 ou185/65. A largura 195 já começa a prejudicar a dirigibilidade e a manobrabilidade do carro.
Dicas de preparação
1. Veneno Leve
Com essa receita ganhamos cerca de 10 % de força. Consiste basicamente emtrocar o carburador original, através da instalação de uma flange, por um Brosol 2E, original deMonza (Fig.50) e a troca de velas de ignição pelas de dois eletrodos ou com eletrodos de prata. Aeliminação de um eventual catalisador ajuda (e muito) no ganho de potência, assim como oabafador central do escapamento.

2. Veneno Médio
Ganho aproximado de 20% a 30% de força. Consiste em utilizar a receita doveneno leve com algo mais. Esse algo mais já consiste em coletores especiais de admissão e de escapamento, carburador Weber 44 e um comando de válvulas do Chevette1973, pois este comando tem melhor tempo de abertura.

3. Veneno “Pesado”
Esse já é um pouco mais complexo, vai exigir uma explicação pouco maisdetalhada e um pouco mais de “verba” para ser feito. Mas esse eu garanto que fica muito bom. Fizessa “receita” num Chevette 75, quatro marchas… o “bicho” alcançava 150 km/h em terceiramarcha, isso quando o veneno ainda não estava completo, pois ainda andávamos com o carburadororiginal do Chevette (corpo simples) e com o coletor de escapamento também original. A receitaconsiste em transformar o motor do Chevette num 2.3 litros. Como isso? Veremos a seguir:
* Preparação do bloco do motor – o ideal é comprar outro bloco, já meio “detonado” de preferênciaporque sai mais barato e, pelo o que vai ser feito, tanto faz se é novo ou já bem usado (tanto faz se éde motor 1.4, 1.6 ou 1.0). Em seguida manda-se o bloco para uma retífica onde será feito umserviço “especial”: a abertura dos cilindros para que caibam as camisas e os pistões do Opala seis cilindros.
O que será feito em seguida é a montagem desses pistões e anéis do Opala nas bielas do Chevette. Monta-se o motor normalmente. As válvulas continuarão as originais do Chevette, o que deverámudar, para se obter uma melhor performance é o comando de válvulas, que deverá ser um 289º ou286º.* Coletores de admissão e carburador. – Devem se usados os mesmos tipos de coletores usados noveneno médio, só que o carburador que eu recomendo agora é nada mais nada menos queum “quadrijet”, também conhecido com “quadrifoglio”, quando usado nos Alfa Romeo 2300nacionais, pode-se usar um ou dois carburadores desses. O carburador Weber 44também é uma boa pedida para esta receita.
* Sistema de Escape – Os coletores devem ser os mesmos usados na receita de veneno médio, ouseja, dimensionados. O restante do cano de descarga deverá ser “reto”, ou seja, semnenhum silenciados, abafador e (muito menos) catalisador, pois cavalo que anda também fazbarulho. Opcionalmente pode-se usar um abafador traseiro.
* Velas de Ignição e cabos de vela – Sugiro aqui velas de boa qualidade, de preferência as de quatroeletrodos, usadas em motores de aviação. Essas velas proporcionam uma queima maiscompleta da mistura ar combustível, o que resulta em respostas mais rápidas e uma relativaeconomia de combustível. Cabos de vela eu sugiro os supressivos e siliconados, a sugestãoque eu vou dar é um pouco cara, mas vale o investimento: prefira os cabos importados da marcaAccel.
* Filtro de ar e respiro do óleo – É só usar os esportivos de sua preferência e de boa qualidade, aquiilustro umas sugestões.
* Radiador de óleo – Num veneno como este é quase que indispensável o uso de um bom radiadorde óleo. É ele o responsável por refrigerar o óleo do motor, não deixando assim que ele “afine”muito. Podem ser encontrados muitos modelos de radiadores de óleo.

3 comentários:

JPO disse...

beleza cara gostei do blog!
acessa lá o meu chevetteloko.blogspot.com

Rodrigo disse...

Cara preciso tirar algumas duvidas, vc tem algum contato seja email msn algo do tipoi ??
grato desde ja

Rodrigo

rod_galan@hotmail.com

Jeronimo Adornes disse...

Olá Vargas, Tudo bem? Estou com uma dúvida sobre o Flange do BROSOL e sobre as Velas, por favor entre em contato. Jeronimo_adornes@hotmail.com, POR FAVOR já comprei tudo e agora estou com medo de perder este $$