Nesta unidade foi produzido o primeiro automóvel Chevrolet no país, o Opala, e de lá sairá neste ano o moderno modelo Novo Vectra.
O Complexo Industrial da GM de São Caetano do Sul completou 75 anos de atividades nesta sexta-feira (12/08).
Inaugurada oficialmente no dia 12 de agosto de 1930, a fábrica registra em sua história o fato de ter produzido o primeiro automóvel Chevrolet no país, o lendário Opala, que ficou no mercado no período de 1968 a abril de 1992, com a marca de 1 milhão de unidades. Nos próximos meses, também desta unidade, sairá o moderníssimo modelo Novo Vectra, a ser lançado no mercado no último trimestre de 2005.
"A GM tem muito orgulho da unidade de São Caetano do Sul, uma das poucas do mundo que possui muita flexibilidade de produção e chega a montar até cinco modelos na mesma linha", destaca Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul. Atualmente a fábrica de São Caetano produz o Classic, Corsa hatchbach e sedã e Astra. A segunda geração do Vectra no Brasil foi descontinuada e, nos próximos meses será substituído pelo Novo Vectra.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, acrescenta que "os 75 anos da fábrica representam um marco de grande importância na história da empresa". Segundo ele, "desde a chegada da empresa ao município e até hoje, sempre prevaleceram a convivência pacífica e uma efetiva parceria com a comunidade, que resultaram no crescimento econômico da GM e da economia da cidade e também da Região do ABC".
História de conquistas e inovações
A General Motors do Brasil é a maior subsidiária da Corporação na América do Sul e segunda maior operação fora dos Estados Unidos depois da Opel, na Alemanha, a subsidiária européia da General Motors Corporation - e comemora, em 2005, 80 anos de atividades no país.
A GM alcançou em 2004 uma inédita liderança da empresa no mercado brasileiro total, com uma participação de 23,1% e vendas de 364.22 veículos. Em 2005, segundo Ray Young, continuamos com a nossa estratégia de oferecer produtos com tecnologia, qualidade, desempenho e segurança: "Continuamos a investir no lançamento de novos produtos, com design e tecnologia de ponta, bem como no aprimoramento das nossas operações fabris".
A empresa foi fundada em 1925 em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo. No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos Estados Unidos. Após cinco anos, a GMB inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fábrica, em São Caetano do Sul.
Em 1958 começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos (SP). Inicialmente dedicada à linha de caminhões e comerciais leves, ela foi inaugurada oficialmente um ano depois pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek.
Desde então, não parou mais de fabricar veículos que se transformaram em sucessos de vendas. Em 1973 lançou o Chevette, que acumulou vendas superiores a 1,2 milhão de unidades, até ser substituído pelo Corsa em 1994, primeiro veículo popular com injeção eletrônica de combustível. No ritmo do mesmo sucesso vieram a seguir Monza, Kadett e S10. Em junho de 2000 inaugurou o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (RS), onde produz o Celta, que completou recentemente 500 mil veículos produzidos.
Hoje, com 80 anos de história no País, emprega 21.700 funcionários em todo o país e possui a mais completa linha de veículos do mercado nacional, exporta para vários países do mundo, além, é claro, de oferecer 535 pontos de vendas em todo o território brasileiro, por meio da Rede de Concessionárias Chevrolet.